Internacional
Rússia implementa em caça Su-57 sistema de IA que atuará como 2º piloto eletrônico, diz empresa
O sistema de inteligência artificial (IA), implementado no caça furtivo multifuncional Su-57, basicamente é um segundo piloto eletrônico da aeronave, disse à Sputnik um representante da exportadora estatal russa Rosoboronexport.
"A Corporação Aeronáutica Unida (OAK) da Rússia implementou o sistema de inteligência artificial para apoiar os pilotos do caça furtivo multifuncional Sukhoi Su-57. O sistema também será proposto para exportação", disse o interlocutor da agência.
Segundo ele, o auxiliar de IA destina-se a apoiar os pilotos durante voos programados e em cenários de combate.
"O sistema é projetado para dar ao piloto conselhos em [...] situações específicas e nos momentos táticos", explicou o representante da Rosoboronexport.
"O sistema ajuda o piloto ao assumir algumas das tarefas durante os voos programados, como pontos de navegação da rota e o controle dos sistemas de voo", disse a fonte.
O novo sistema, explicou, permitirá que o piloto se concentre em tarefas mais importantes durante um combate, como o uso de armas.
O Su-57 é um caça multifuncional russo de quinta geração desenvolvido pela empresa Sukhoi. A aeronave foi projetada para destruir todos os tipos de alvos aéreos, terrestres e de navais de superfície.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil