Internacional
UE suspenderá acordo de livre comércio com a Ucrânia a partir de junho, diz autoridade polonesa

A União Europeia (UE) encerrará as importações isentas de impostos de produtos agrícolas da Ucrânia para o bloco no início de junho, disse o vice-primeiro-ministro polonês e ministro da Defesa, Wladyslaw Kosiniak-Kamysz.
Em 7 de maio, o porta-voz da Comissão Europeia, Olof Gill, afirmou que a comissão não estenderia a isenção de impostos sobre a importação de produtos da Ucrânia para a UE após 5 de junho e que estava explorando outras oportunidades de apoio.
Na semana passada, o jornal Financial Times noticiou, citando fontes diplomáticas, que o bloco se preparava para aumentar substancialmente as tarifas sobre a importação de diversos produtos agrícolas da Ucrânia dentro de algumas semanas.
"Caros agricultores, gostaria de garantir que, em 6 de junho, retornaremos aos princípios que existiam antes do conflito na Ucrânia, aos princípios em que limites e cotas serão definidos, aos princípios em que tudo deverá ser sujeito a negociações", disse Kosiniak-Kamysz, segundo a mídia polonesa. O ministro acrescentou que a decisão será tomada a nível da UE.
Em 2022, a União Europeia iniciou uma política de isenção de impostos sobre a importação de produtos da Ucrânia, o que levou a uma redução nos preços dos produtos nacionais.
No final de março de 2023, a pedido de cinco países da UE que fazem fronteira com a Ucrânia, a saber, Bulgária, Hungria, Polônia, Romênia e Eslováquia, a Comissão Europeia adotou medidas restritivas temporárias sobre a importação de certos produtos agrícolas da Ucrânia.
Já em setembro de 2023, a Comissão Europeia decidiu não prorrogar a proibição. Após a decisão da comissão, Eslováquia, Hungria e Polônia anunciaram que estenderiam a proibição unilateralmente. A Hungria, especialmente, estendeu o veto a nível nacional.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira