Internacional
Bukele propõe 'acordo humanitário' a Maduro envolvendo troca de venezuelanos deportados dos EUA

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, propôs neste domingo (20) ao seu homólogo da Venezuela, Nicolás Maduro, trocar os venezuelanos enviados pelos Estados Unidos a uma prisão de segurança máxima do país cetro-americano por pessoas que se qualifiquem presos políticos em território venezuelano.
Bukele fez o anúncio na rede social X em uma mensagem dirigida a Maduro.
"Quero propor um acordo humanitário que contemple a repatriação 100% dos 252 venezuelanos que foram enviados a El Salvador, uma mudança de liberação e entrega de um número idêntico dos milhares de presos políticos que acusam Maduro de mantê-los presos", seguiu o mandatário.
Desde 16 de março, o governo de Donald Trump tem enviado imigrantes nos EUA, dentro de sua política de deportações masivas de estrangeiros em situação ilegal, que são acusados de criminosos. Mediante um acordo com Bukele, venezuelanos foram enviados a uma prisão segurança máxima em El Salvador, mas Caracas garantiu que se trata de migrantes comunitários e qualificou a medida de "sequestro".
Bukele garantiu que em El Salvador não há presos políticos:
"Todos os venezuelanos que temos sob custódia foram detidos no contexto de uma operação contra gangues como o Trem de Aragua [facção criminosa] nos Estados Unidos", declarou o presidente salvadorenho.
Entre os presos que se encontram em prisões venezuelanas, Bukele citou adversários políticos de Maduro e 50 cidadãos de outras nacionalidades . Bukele anunciou também que o Ministério das Relações Exteriores do país "enviará a correspondência formal".
O presidente Trump invocou em fevereiro a Lei de Inimigos Extranjeros de 1798 para expulsar centenas de venezuelanos, argumentando que integravam uma gangue conhecida como Trem de Aragua ou por não terem passaporte estadounidense nem visto de residência permanente.
Por sua vez, Caracas considerou que a legislação "criminaliza" os migrantes venezuelanos nos EUA e que acionará os organismos internacionais para garantir o retorno dos seus compatriotas transferidos para El Salvador.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira