Internacional
Como Hitler quis aplicar o modelo expansionista americano para tomar toda a Europa e seus recursos?
Historiador do nazismo, Egor Yakovlev relata como e por que o modelo expansionista norte-americano serviu de exemplo para os planos de Hitler de expansão para o leste.
No vídeo o pesquisador observa que a derrota da Alemanha na 1ª Guerra Mundial teve enorme influência em Adolf Hitler e seu entorno no partido nazista.
Tendo perdido suas colônias na África, após a sua derrota na 1ª Guerra Mundial, uma ideia muito simples tornou-se o legado do Partido Nacional-Socialista, segundo a qual apenas as colônias diretamente adjacentes ao Estado alemão podem ser mantidas de maneira segura, explica Yakovlev.
Assim surgiu a ideia da tomada de espaço vital no leste. No entanto, os EUA se tornaram o modelo ideal para Hitler por terem obtido seu espaço vital em todo o continente norte-americano e tido toda a base de recursos dentro da sua área geográfica que controlavam na totalidade, diz o historiador.
Yakovlev conclui que, desta maneira, Hitler queria fazer da Alemanha seus próprios Estados Unidos para conseguir controlar todo o continente europeu e seus recursos.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado