Internacional
Tribunal de Paris condena Marine Le Pen e impede líder da oposição de disputar eleições por 5 anos
A deputada da Assembleia Nacional Francesa, Marine Le Pen, condenada por peculato, foi sentenciada a dois anos de prisão e cinco anos de proibição de exercer cargos públicos, anunciou a juíza Benedicte de Perthuis.
Anteriormente, o tribunal de Paris considerou Le Pen culpada pelo uso indevido de fundos do Parlamento Europeu para contratar ficticiamente assistentes para membros do partido Reagrupamento Nacional no Parlamento Europeu, informou a juíza.
"Le Pen foi considerada culpada por desvio de fundos públicos", disse ela.
Além dela, outros oito membros do partido foram considerados culpados pelo mesmo crime, enquanto outros 12 foram condenados por "ocultar informações". Segundo o tribunal, os danos sofridos pelo Parlamento Europeu são estimados em € 2,9 milhões (cerca de R$ 16,6 milhões).
Todos os membros do parlamento acusados no caso de lavagem de dinheiro do Parlamento Europeu, incluindo Le Pen, estão impedidos de concorrer às eleições devido às suas condenações, acrescentou a juíza.
A agência também solicitou uma pena de prisão de cinco anos para Le Pen, três dos quais em liberdade condicional e dois dos quais não são passíveis de apelação, mas comutáveis por uma medida cautelar menos severa, como cumprir uma pena com uma pulseira eletrônica em casa.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado