Internacional
Alemanha se prepara para mobilizar até 90 mil cidadãos e alerta para guerra na Europa, diz revista
O período pós-guerra na Europa está terminando e o período pré-guerra está começando, por isso os alemães devem se preparar para enviar seus filhos para a guerra, escreve a revista alemã Der Spiegel.
A revista destaca que o Bundeswehr precisará não apenas de dinheiro e armas, mas também de 50.000 a 90.000 soldados adicionais como parte da modernização.
Vale ressaltar que o artigo presta atenção ao fato de que os políticos de alto nível alemães estão falando mais sobre assuntos militares.
"O ministro da Defesa fala sobre capacidades militares, o ministro das Relações Exteriores fala sobre capacidades de defesa. Há uma discussão sobre a restauração do serviço militar. Este país vai mudar", finaliza a publicação.
Em março, o parlamento alemão aprovou a abolição das restrições de o Estado contrair empréstimos para os gastos com defesa por 513 votos a favor e 207 contra. As emendas tornam possível relaxar o "freio da dívida" -- a proibição de gastar mais dinheiro do orçamento do que se recebe.
A Alemanha está tomando essas decisões no contexto do conflito ucraniano e quando experimenta o mais longo período de estagnação econômica desde a Segunda Guerra Mundial.
As autoridades pretendem aumentar os gastos militares em uma tentativa de conseguir sua recuperação, embora os especialistas alertem que isso pode levar ao aumento da inflação, com a mídia apontando, em relação à política do futuro chanceler Friedrich Merz, para perigosos paralelos históricos.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado