Internacional
Prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, tem prisão preventiva decretada e cargo suspenso
O prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, preso desde a última quarta-feira, 19, teve prisão preventiva ordenada por um juiz neste domingo, 23. Logo após o anúncio, o Ministério do Interior da Turquia suspendeu o cargo de Imamoglu como prefeito, em "medida temporária", conforme publicou o órgão na rede X. Ele é considerado o maior opositor do presidente do país, Recep Tayyip Erdogan.
A determinação judicial pela prisão do político ocorreu após mais uma noite de protestos em massa contra a sua detenção. Os protestos foram marcados por confrontos entre manifestantes e policiais, em uma onda de manifestações que já é considerada a maior da Turquia em uma década.
Segundo o ministro do Interior, Ali Yerlikaya, cerca de 343 pessoas foram presas ontem. Eles exigem a libertação do político e alegam perseguição política já que Imamoglu é visto como possível candidato nas eleições de 2028, contra Erdogan.
O político assumiu a prefeitura de Istambul em 2019 e em 2024 teve o mandato renovado. Ele é acusado por corrupção e suporte de organização terrorista em razão de um acordo entre sua legenda, o Partido Republicano do Povo (CHP), e o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), o qual autoridades acusam de ter ligação com grupo terrorista.
*Com agência internacionais
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado