Internacional
Ucrânia não tem chance de derrotar a Rússia apesar da ajuda ocidental, diz Vance
20/02/2025
A superioridade da Rússia em mão de obra e armas na Ucrânia continuará mesmo com o apoio contínuo do Ocidente, disse o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, nesta quinta-feira (20).
"Os russos têm uma enorme vantagem numérica em mão de obra e armas na Ucrânia, e essa vantagem persistirá independentemente de novos pacotes de ajuda ocidentais. Novamente, a ajuda está 'atualmente' fluindo", escreveu Vance em um post no X.
Vance manifestou ainda que a Ucrânia não tem caminho para a vitória no conflito, deixando entender que os três anos do conflito — mesmo considerando a ajuda do Ocidente — confirmam tal fato.
"Por três anos, o presidente [Donald] Trump e eu fizemos dois argumentos simples: primeiro, a guerra não teria começado se o presidente Trump estivesse no cargo; segundo, que nem a Europa, nem o governo Biden, nem os ucranianos tinham qualquer caminho para a vitória. Isso era verdade há três anos, era verdade há dois anos, era verdade no ano passado e é verdade hoje", afirmou o vice-presidente.
Vance afirmou que, embora Washington "mantenha uma alavancagem substancial sobre ambas as partes do conflito", o governo Trump acredita que o conflito contínuo é ruim para todos, incluindo a Europa e os Estados Unidos.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado