Internacional
EUA e França financiam laboratório de alto risco biológico no Congo, alerta regulador russo
Um laboratório biológico em Goma, República Democrática do Congo, financiado pelos EUA e por uma fundação francesa, pode estar sujeito a vazamentos de vírus perigosos devido a cortes de energia em meio ao conflito no leste do país, alertou a agência russa
A agência russa acusou o Ocidente de lidar com patógenos de maneira "irresponsável" nos territórios de países terceiros. De acordo com o regulador russo, o laboratório "recebe financiamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional [USAID] e da Fundação Mérieux da França".
"Essa é mais uma evidência de que eles estão acumulando amostras de patógenos como ebola e varíola sem garantir uma infraestrutura segura", disse a organização, vinculando o risco a uma "atitude negligente" por parte de Washington e seus aliados.
Rospotrebnadzor disse que, no século XXI, 80% das infecções acidentais com patógenos como antraz e peste ocorreram em laboratórios dos EUA. Sete dos 16 vazamentos registrados globalmente desde 2000 ocorreram nos Estados Unidos, disse a agência.
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) pediu às facções em conflito no leste do Congo, na segunda-feira (27), que protegessem instalações críticas diante da escassez de energia que afeta o laboratório de Goma, especializado em pesquisas sobre doenças como o ebola. A região está passando por confrontos entre grupos armados e forças governamentais.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado