Internacional
Analista americano explica por que o plano de Trump de imposição de tarifas será um desastre
Altas tarifas de importação e reduções fiscais sugeridos pelo presidente dos EUA, Donald Trump, exacerbarão os problemas da economia do país, escreve o analista sênior do Instituto Americano de Empreendedorismo (AEI), Desmond Lachman, em um artigo no jorn
"As tarifas de Trump serão um desastre. A combinação de reduções fiscais e tarifas de importação só aumentará a dívida pública e a inflação", diz a publicação.
Segundo observa Lachman, a política de altas tarifas e reduções fiscais internas já mostrou completo fracasso no primeiro mandato de Trump. Apesar disso, no seu segundo mandato, o presidente está tentando resolver o problema do déficit da balança de pagamentos dos EUA com os mesmos métodos fracassados, mas em grande escala.
De acordo com o economista, a razão para o fracasso da política econômica de Trump é que os descontos fiscais anulam o efeito positivo das tarifas de importação – as reduções fiscais reduzem a poupança pública e estimulam o gasto das empresas, aumentando assim o déficit da balança de pagamentos do país.
O especialista acredita que as consequências das decisões de Trump podem não se limitar ao aumento do déficit de pagamento. As altas tarifas de importação também dificultarão a luta contra a inflação e desencadearão medidas de retaliação de outros países contra os EUA. Além disso, de acordo com Lachman, as tarifas dos EUA correm o risco de empurrar os parceiros comerciais para a recessão.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado