Internacional
Adolescente é preso na Alemanha por suspeita de relação com autor de ataque a faca que deixou três mortos em festival
Investigadores acreditam que o jovem pode ter estado em contato com o esfaqueador
A polícia alemã prendeu neste sábado (24) um adolescente suspeito de ter ligação com um ataque a faca que deixou três mortos no Oeste da Alemanha. Segundo as autoridades, uma "motivação terrorista não pode ser descartada".
Londres: Esfaqueamento em ponto turístico
Pânico: Público atacado em evento de Taylor Swift
O ataque ocorreu por volta das 16h40m de sexta-feira, quando milhares de pessoas se reuniram em frente a um palco para marcar a abertura das festividades da cidade de Solingen. A polícia da vizinha Düsseldorf está investigando se a pessoa presa tem "uma possível conexão com o crime".
O escritório da promotoria disse que se trata de um adolescente de 15 anos suspeito de "deixar de relatar" um ato criminoso. Os investigadores acreditam que ele pode ter estado em contato com o autor do ataque.
O último relatório da polícia registra três mortos e oito feridos, quatro deles com gravidade. Os mortos são dois homens de 56 e 67 anos e uma mulher de 56 anos.
"O culpado deve ser preso rapidamente e punido com todo o rigor da lei", escreveu o chefe do governo alemão, Olaf Scholz, na rede social X.
O promotor de Düsseldorf, Markus Caspers, disse que o autor do crime ainda não foi identificado.
"Ainda não conseguimos identificar um motivo, mas presumimos, dadas todas as circunstâncias, que a suspeita inicial de uma ação terrorista não pode ser descartada", acrescentou em nota.
Uma grande operação policial está em andamento para encontrar o suspeito, que fugiu após o ataque.
"Nossas forças de segurança estão fazendo todo o possível para prender o criminoso" e determinar seu motivo, disse a ministra do Interior, Nancy Faeser, que descreveu o ato como um 'ataque brutal'.
O ministro regional do Interior, Herbert Reul, explicou que "um homem armado com uma faca esfaqueou pessoas aleatoriamente e as matou".
"Ninguém sabe o motivo. Não podemos dizer nada até o momento sobre o motivo ou a pessoa", acrescentou.
O festival público onde ocorreu o esfaqueamento foi um dos vários eventos planejados para marcar o 650º aniversário da fundação de Solingen. Com cerca de 150 mil habitantes, a cidade está localizada na região mineradora do Ruhr, entre Düsseldorf e Colônia.
No X, os investigadores pediram ao público que relatasse qualquer informação que pudesse ser útil para encontrar o autor do crime, incluindo fotos e vídeos.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado