Internacional
Inundações levam cerca de 300 mil pessoas para abrigos de emergência em Bangladesh
Autoridades dos serviços de emergência de Bangladesh afirmam que quase 300 mil pessoas refugiaram-se em abrigos de emergência, neste sábado, devido às fortes inundações que atingiram grandes áreas do país.
As inundações foram o resultado de intensas chuvas de monções e já custaram pelo menos 42 vidas em Bangladesh e na Índia desde o início da semana, em muitos casos devido aos deslizamentos de terra que causaram.
Bangladesh é um país de 170 milhões de habitantes, e é atravessado por centenas de rios e tem sofrido inundações frequentes nas últimas décadas.
“285 mil pessoas vivem em abrigos de emergência”, disse o secretário do Ministério de Situações de Emergência, Kamrul Hasan.
Todos os anos, as monções causam danos significativos, mas as alterações climáticas estão mudando os padrões climáticos e a aumentando o número de fenômenos meteorológicos extremos. As estradas e linhas ferroviárias foram danificadas entre a capital, Dhaka, e a cidade portuária de Chitagong, dificultando o acesso aos distritos gravemente inundados.
Grande parte do Bangladesh é constituída por deltas, onde os grandes rios do Himalaia, o Ganges e o Brahmaputra, desaguam no mar depois de passarem pela Índia. Vários afluentes desses dois rios ainda transbordam.
De acordo com as previsões meteorológicas, a chuva deverá diminuir nos próximos dias.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
3CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas
-
4SEGURANÇA
Três líderes do tráfico morrem em confronto com a PM em Maceió
-
5SERVIDOR
Governo de Alagoas anuncia o maior concurso público da história do Estado