Internacional
Petroleiro em chamas ameaça causar desastre no Mar Vermelho
Navio de bandeira grega foi atacado por rebeldes houthis em retaliação a Israel
Um petroleiro de bandeira grega em chamas ameaça provocar um desastre ambiental no Mar Vermelho. O navio foi atacado na quarta-feira por rebeldes houthis do Iêmen. O petroleiro Sounion está à deriva, entre o Iêmen e a Eritreia, segundo fontes de segurança marítima.
Quem são os houthis: como opera a milícia do Iémen
Poderio: rebeldes contam com arsenal
Os houthis postaram um vídeo nas redes sociais mostrando o que seria o Sounion pegando fogo. O petroleiro carrega 150 milhões de litros de petróleo bruto. A missão europeia Aspides no Mar Vermelho disse que tamanha quantidade de óleo pode provocar um grande desastre ambiental, caso o navio comece a vazar.
Os rebeldes houthis são apoiados pelo Irã e controlam as áreas mais populosas do Iêmen. Eles assumiram a autoria do ataque ao Sounion. Afirmaram que faz parte de uma ação para interromper a navegação comercial, em apoio aos palestinos e em retaliação a Israel por bombardear Gaza.
A tripulação do petroleiro Sounion tentou sem sucesso apagar o fogo, que começou na sexta-feira após uma pane geral. Os 25 tripulantes foram resgatados por um navio de guerra europeu ainda na sexta-feira, de acordo com a United Kingdom Maritime Trade Operations (UKMTO). O navio foi abandonado pegando fogo.
O Sounion é o terceiro navio operado pela Delta Tankers ser alvo dos houthis este mês. A empresa disse que está em curso para controlar o incêndio e esvaziar o petroleiro, mas que não pode revelar detalhes por motivos de segurança.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
3CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas
-
4SEGURANÇA
Três líderes do tráfico morrem em confronto com a PM em Maceió
-
5SERVIDOR
Governo de Alagoas anuncia o maior concurso público da história do Estado