Internacional
Bomba da Segunda Guerra Mundial é descoberta em fábrica petroquímica na República Tcheca
Uma bomba da Segunda Guerra Mundial equipada com um mecanismo de retardo foi descoberta em uma fábrica petroquímica na República Tcheca, o que levou ao seu encerramento e à implementação de um perímetro de segurança, anunciou nesta quinta-feira a polícia local. A bomba britânica de 250kg foi encontrada por trabalhadores na quarta-feira em Zaluzi, cerca de 100km a noroeste de Praga.
A fábrica, controlada pela gigante petrolífera polaca Orlen, teve de encerrar a sua seção de refinação de petróleo “até novo aviso”, segundo um comunicado da empresa. A polícia ordenou a evacuação de 600 pessoas, bem como o estabelecimento de um perímetro de segurança de um quilômetro e meio quadrado.
“O perigo e a raridade desta descoberta reside no mecanismo de detonação”, explicou a polícia tcheca num comunicado, especificando que se trata de um mecanismo de retardo químico “que pode ser ajustado para uma duração de até 144 horas, ou seja, seis dias”.
Especialistas tchecos em explosivos também estão consultando “colegas na Alemanha, que têm mais experiência” em relação a tais bombas, disse o comunicado.
Durante a ocupação alemã, a fábrica petroquímica contribuiu para o esforço de guerra nazista e foi alvo de bombardeios aliados em 1944.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado