Internacional
Líder supremo do Irã promete resposta a ataque que matou chefe do Hamas: 'Dever de buscar vingança'
Teerã e Hamas culpam Israel pelo ataque, que não se manifestou sobre o caso
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou que o país "tem o dever de buscar vingança" após a morte do chefe político do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã. O ataque, atribuído pelo movimento palestino e pelo governo iraniano a Israel, foi lançado nesta quarta-feira, enquanto Haniyeh participava da posse do novo presidente iraniano, Masoud Pezeshkian.
Entenda: Líder máximo do Hamas é morto em ataque aéreo no Irã, que acusa Israel
Ismail Haniyeh: Líder político do Hamas assassinado no Irã teve três de seus filhos e quatro netos mortos em ataque israelense em abril
"O regime sionista criminoso e terrorista martirizou nosso querido hóspede em nosso território e causou nossa dor, mas também preparou o terreno para uma punição severa", escreveu o líder supremo iraniano na rede social X. "Após este evento amargo e trágico que ocorreu dentro das fronteiras da República Islâmica, é nosso dever nos vingar".
A morte de Haniyeh foi confirmada tanto pela Guarda Revolucionária do Irã quanto pelo próprio movimento palestino, que atribuíram o ataque a Israel. Um alto dirigente do Hamas disse que o assassinato do líder do movimento palestino "não ficará impune". Israel não se manifestou sobre o ataque.
Segundo o comunicado, Haniyeh estava no país para a cerimônia de posse do novo presidente do Irã, Masoud Pezeshkian. Ele e um segurança foram alvos no local onde estavam hospedados, junto a outros membros seniores do "eixo da resistência" do Irã — que inclui o Hamas em Gaza, o Hezbollah no Líbano e os Houthis no Iêmen.
*matéria em atualização
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5TRÂNSITO
Rodízio de carros volta a valer em São Paulo a partir desta segunda-feira, 12