Internacional
Biden anuncia plano para reformar a Suprema Corte dos EUA e limitar mandatos de juízes
Analistas apontam como improvável a aprovação do plano, em meio à corrida eleitoral
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta segunda-feira um plano urgente de reforma da Suprema Corte que busca limitar a vitaliciedade dos magistrados e impor um código de ética, um projeto ambicioso nos seus últimos meses de mandato.
Eleições nos EUA: Kamala arrecada R$ 1,1 bilhão em uma semana de campanha, após desistência de Biden
100 dias até as eleições: Efeito Kamala acirra disputa na reta final nos EUA
A Casa Branca indicou que tanto Biden, que foi pressionado a abandonar a corrida presidencial por sua idade, como a vice-presidente Kamala Harris, que se posiciona como candidata democrata, querem trabalhar com o Congresso neste plano.
Biden se absteve por muito tempo dos pedidos de reformar o tribunal, composto por nove juízes de cargo vitalício, entre eles seis conservadores, três nomeados por Trump, com a ratificação do Congresso.
O tribunal emitiu outras decisões controversas, como a anulação da decisão de 1973 que garantia o direito ao aborto em nível federal e também enfrenta um escândalo sobre a probidade dos juízes.
Em um comunicado, a Casa Branca afirmou que limitar o mandado dos juízes "busca limitar a possibilidade de uma presidência impor influência indevida às gerações futuras". Também pretende impor um código de ética que seja "obrigatório", com aplicação garantida e semelhante ao dos juízes da instância federal.
O projeto tem poucas chances de ser aprovado pelo Legislativo, onde os democratas têm maioria no Senado, mas os republicanos dominam a Câmara dos Representantes.
Steven Schwinn, especialista em direito da Universidade de Illinois em Chicago, explicou à AFP que Biden tem "quase zero" chance de aprovar seu plano e que provavelmente procura "sensibilizar a opinião pública" e colocar a Suprema Corte como uma questão eleitoral. (Com AFP)
*matéria em atualização
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas