Internacional
'Cupido digital': Prefeitura de Tóquio lança aplicativo de namoro para aumentar taxa de natalidade
Governo Metropolitano da capital japonesa espera que app de namoro reduza o alto nível de solteirice entre habitantes com até 50 anos
A capital do Japão, Tóquio, lançará seu próprio aplicativo de namoro nos próximos meses, uma medida que faz parte de um plano do governo para aumentar a baixa taxa de natalidade do arquipélago, disseram as autoridades locais nesta terça-feira (4).
Leia mais: Filho de parlamentar faz caretas enquanto pai defende Trump na Câmara dos EUA, e vídeo viraliza
Eleições na Índia: Modi caminha para terceiro mandato com resultado abaixo do esperado nas urnas
Os usuários deverão apresentar documentos que comprovem que são solteiros e consultar um documento que comprove que desejam se casar. O aplicativo também exigirá um recibo fiscal comprovando o salário anual.
“Sabemos que 70% das pessoas que querem se casar não participam de eventos ou de aplicativos de namoro”, disse à AFP um funcionário das autoridades de Tóquio responsável pelo novo aplicativo. “Queremos dar-lhes um empurrãozinho para encontrá-lo”, acrescentou.
As autoridades municipais japonesas às vezes organizam eventos para as pessoas se conhecerem e se relacionarem, em uma tentativa de conter a baixa taxa de natalidade do país. Mas é raro que desenvolvam seus próprios aplicativos.
No âmbito do processo de registro neste aplicativo deverá ser realizada uma entrevista para confirmação da identidade dos usuários. O aplicativo está sendo testado desde o final do ano passado.
Em 2023, o Japão registrou pelo oitavo ano consecutivo uma queda na taxa de natalidade de 5,1%, atingindo 758.631 nascimentos, segundo os últimos dados do governo. O número de mortes foi de 1.590.503.
O arquipélago enfrentou uma escassez de mão de obra e o primeiro-ministro, Fumio Kishida, prometeu uma série de medidas para tentar aumentar a taxa de natalidade, incluindo ajuda financeira às famílias e melhor acesso aos cuidados das crianças.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro
-
5ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio