Internacional
primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, sofre atentado

O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, permanece internado em estado gravíssimo, porém estável. Ontem (15), ele se tornou no primeiro líder político europeu a sofrer uma tentativa de assassinato em mais de 20 anos.


Robert Fico continua internado no hospital em que foi operado ontem. O atirador tinha sido filmado em um protesto antigoverno e pró-União Europeia em 24 de abril. De acordo com autoridades, ele agiu sozinho e apresentou como motivos o apoio do primeiro-ministro a Vladimir Putin e os planos dele de intervir na emissora pública e na Procuradoria do país. A esposa do suspeito também foi presa ainda ontem.
Faixa de Gaza
Notícias relacionadas:
Em Haia, na Holanda, a África do Sul pediu que a Corte Internacional de Justiça ordene a suspensão da ofensiva em Rafah como parte da ação em que acusa Israel de genocídio, na Faixa de Gaza. O representante de Pretória afirmou que o objetivo declarado de Israel de varrer Gaza do mapa está prestes a ser concretizado. A delegação israelense vai falar nessa sexta-feira (17).
Jerusalém
Em Jerusalém, foi sepultado hoje (16) um dos soldados israelenses mortos por fogo amigo. Nessa quarta-feira (15), o disparo de um tanque do exército de Israel matou cinco militares do próprio país durante as operações em Gaza.
China
O presidente russo, Vladimir Putin, iniciou uma visita de dois dias à China. Ele foi recebido pelo presidente chinês, Xi Jinping. Em uma declaração conjunta criticaram o que chamaram de comportamento desestabilizador dos Estados Unidos e se disseram contrários a uma guerra prolongada na Ucrânia. Xi Jinping disse que ambos defenderam uma solução política para o conflito.
*Com informações da Agência Reuters
Internacional Brasília Premiê da Eslováquia corre risco de morte após atentado a tiro 16/05/2024 - 18:25 Rádio Nacional / Liliane Farias Pedro Moreira - da TV Brasil* Robert Fico Atentado quinta-feira, 16 Maio, 2024 - 18:25 109:00
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
3CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
4FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF