Internacional
Netanyahu nega propostas para governo civil palestino em Gaza
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, negou hoje as propostas de que a Autoridade Palestina possa controlar a Faixa de Gaza após o conflito atual. Em um pronunciamento, o líder afirmou que não está preparado para que o território deixe o comando do Hamas para passar às mãos do Fatah, partido que comanda a Autoridade. Em suas palavras, Netanyahu disse que não substituirá o "Hamastão" por um "Fatahstão".
Ontem, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, defendeu um governo civil palestino alternativo ao Hamas. "O 'dia seguinte ao Hamas' só será alcançado com entidades palestinas assumindo o controle de Gaza, acompanhadas por atores internacionais, estabelecendo uma alternativa governamental ao domínio do Hamas. Isto, acima de tudo, é um interesse do Estado de Israel", afirmou.
Gallant apelou a Netanyahu para que ele "tome uma decisão e declare que Israel não estabelecerá o controle civil sobre a Faixa de Gaza, que Israel não estabelecerá um governo militar na Faixa de Gaza e que uma alternativa governamental ao Hamas na Faixa de Gaza será levantado imediatamente".
Netanyahu respondeu que enquanto o Hamas não for destruído, nenhum outro ator civil poderá controlar a Faixa de Gaza, incluindo a Autoridade Palestina. O líder acusa o grupo de apoiar o terrorismo, incluindo os atos de 7 de outubro.
Mais lidas
-
1LULA LÁ
Paulista tomada por multidão; estimativas falam em 2 milhões no ato do presidente Lula; veja vídeo
-
2ELEIÇÕES 2026 | FUTEBOL E POLÍTICA
Torcidas organizadas do Palmeiras, finalista da Libertadores, participam de ato pela reeleição de Lula na Avenida Paulista; veja imagens
-
3COMPORTAMENTO
Apartamento, jatinhos e festa: O que o caso Yasmin Brunet e Vorcaro revela sobre a dinâmica dos relacionamentos sugar
-
4SAÚDE
Suco verde para o café da manhã: veja como preparar essa bebida refrescante
-
5EXTREMISTA EXALTADO
Panelaço contra Flávio em Maceió termina com porteiro que participava do ato com moradores e vizinhos levado pela polícia; morador denunciou intimidação bolsonarista