Internacional
Instalações nucleares iranianas não sofreram danos após explosões, afirma a Agência Internacional de Energia Atômica
Teerã relatou três explosões perto de uma base militar em Qahjavarestan, uma localidade entre Isfahan e seu aeroporto, no centro do país, segundo a agência oficial Fars
As instalações nucleares iranianas não sofreram "nenhum dano", declarou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) nesta sexta-feira, depois de funcionários dos Estados Unidos relatarem um ataque israelense contra a República Islâmica, em uma possível resposta à agressão contra Israel na semana passada.
Leia mais: Autoridades militares de Israel confirmam ataque contra alvo no Irã; sistema de defesa aéreo iraniano foi ativado
Veja também: EUA e Reino Unido anunciam novas sanções contra os programas de drones e mísseis do Irã após ataques contra Israel
A agência internacional, sediada em Viena, fez um apelo à "moderação" e reiterou que "nenhuma instalação nuclear deve ser alvo de conflitos militares", conforme uma mensagem publicada na rede social X.
Teerã relatou três explosões perto de uma base militar em Qahjavarestan, uma localidade entre Isfahan e seu aeroporto, no centro do país, segundo a agência oficial Fars.
As autoridades iranianas anunciaram ter derrubado drones, mas garantiram que, "até agora", não houve um ataque com mísseis.
A agência Tasnim informou, por sua vez, que as instalações nucleares da região de Isfahan estão "totalmente seguras".
Um alto cargo militar iraniano advertiu na quinta-feira Israel de que, em caso de ataque às suas instalações nucleares, responderia com o lançamento de "poderosos mísseis" contra locais nucleares israelenses.
Israel acusa o Irã - que nega - de buscar adquirir uma bomba atômica e afirma estar fazendo todo o possível para impedir isso.
O Estado hebraico é considerado uma potência nuclear, embora nunca tenha confirmado nem negado sua capacidade de usar a energia nuclear para fins militares.
As instalações nucleares iranianas estão localizadas no centro do país, em Isfahan, Natanz e Fordo, além da cidade portuária de Bushehr, onde está a única usina nuclear.
O diretor da AIEA, o argentino Rafael Grossi, havia indicado na segunda-feira que o Irã havia fechado suas instalações nucleares "por razões de segurança" no dia do ataque contra Israel.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado