Internacional
Polônia prende russo suspeito de planejar assassinado de Zelensky
Pawel K. tinha a missão de 'recolher e entregar informações aos serviços de inteligência militar da Federação Russa' para 'planejar possível tentativa de assassinato'
Um indivíduo suspeito de ajudar a preparar um suposto plano dos serviços russos para assassinar o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky foi preso na Polônia, anunciaram procuradores polacos e ucranianos nesta quinta-feira. O detido foi identificado como Pawel K., de nacionalidade polanesa, e tinha a missão de “recolher e entregar informações aos serviços de inteligência militar da Federação Russa” para “planejar uma possível tentativa de assassinato” de Zelensky, informou a Procuradoria polaca em um comunicado.
Bases americanas entre alvos: Alemanha detém dois supostos espiões russos que planejavam sabotar apoio à Ucrânia
Relatório com imagens de satélite de cemitérios: mais de 50 mil soldados russos morreram desde o início da guerra na Ucrânia
Pawel K. “estabeleceu contatos com cidadãos da Federação Russa diretamente envolvidos na guerra na Ucrânia”, acrescentou. As autoridades polacas foram informadas das atividades do suspeito pela Procuradoria-Geral da Ucrânia, que transmitiu “elementos de prova essenciais”, afirma o documento.
De acordo com o procurador-geral da Ucrânia, Pawel K. deveria recolher informações "sobre a segurança do aeroporto Rzeszów-Jasionka" no sudeste da Polônia, que é frequentemente utilizado por Zelensky quando viaja para fora da Ucrânia, bem como por líderes estrangeiros que viajam à Ucrânia ou para enviar ajuda ao país, em guerra com a Rússia desde fevereiro de 2022.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista