Internacional
Ataque russo destrói uma das maiores usinas de energia ucranianas, dizem autoridades
Um ataque robusto de mísseis e drones destruiu uma das maiores usinas de energia da Ucrânia e danificou outras instalações, disseram autoridades nesta quinta-feira, 11.
A central de Trypilska, que era o maior fornecedor de energia para as regiões de Kiev, Cherkasy e Zhytomyr, foi atingida inúmeras vezes. O transformador, as turbinas e os geradores foram destruídos, deixando a central em chamas.
À medida que o primeiro drone se aproximava, os trabalhadores esconderam-se num abrigo, salvando as suas vidas, disse Andrii Gota, presidente do conselho de supervisão da empresa estatal que gere a central, Centrenergo.
O presidente russo, Vladimir Putin, classificou a ofensiva como uma resposta aos ataques ucranianos que miraram as refinarias de petróleo russas.
A central de Trypilska fornece eletricidade a 3 milhões de clientes - mas nenhum perdeu energia porque a rede foi capaz de compensar, uma vez que a procura é baixa nesta altura do ano. Ainda assim, as consequências das greves poderão ser sentidas nos próximos meses, à medida que o uso de ar condicionado aumenta com o verão.
Pelo menos 10 outros ataques danificaram durante a noite a infraestrutura energética em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, disse que mais de 200 mil pessoas na região, que foi atingida repetidamente, estavam sem energia.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas