Internacional
G7 ameaça impor sanções contra países que ajudem Rússia e exige que Irã cesse apoio a Moscou
O G7 avisou nesta sexta-feira, 15 que vai impor sanções contra países que ajudem a Rússia a obter armas para a guerra na Ucrânia, em um aparente alerta ao Irã, que tem sido acusado de apoiar Moscou. Em comunicado conjunto, o grupo exigiu que os iranianos parem de fornecer assistência aos esforços bélicos do Kremlin.
A nota foi articulada após um encontro de líderes com o presidente ucraniano, VolodImir Zelenski. No texto, os países reforçam compromisso "inabalável" com a defesa de Kiev e expressam confiança em uma vitória do país no conflito.
"Continuamos convencidos de que podemos garantir que o povo da Ucrânia prevaleça na luta pelo seu futuro e ajudar a forjar uma paz abrangente, justa e duradoura", ressalta.
O G7 é composto por Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e EUA, além da União Europeia.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo