Internacional
Israel realiza ‘operação seletiva’ com tanques em Gaza
Manobras seriam em preparação para uma incursão por terra das froças israelenses em Gaza
O exército israelense anunciou nesta quinta-feira que realizou uma “operação seletiva” durante a noite, com tanques e infantaria na Faixa de Gaza, em preparação para uma incursão terrestre no território palestino controlado pelo Hamas.
Durante a noite, o exército realizou “uma operação de tanques direcionada no norte da Faixa de Gaza, como parte dos preparativos para as próximas fases do combate”, afirmaram as forças armadas de Israel. “Os soldados deixaram a área no final da atividade”, acrescentaram.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse na noite anterior que, juntamente com o intenso bombardeio de Gaza, “estamos preparando uma ofensiva terrestre”.
Em 7 de outubro, combatentes do Hamas entraram em Israel vindos de Gaza, matando 1.400 pessoas, a maioria civis, e fazendo 222 reféns, segundo as autoridades israelenses. Entre os mortos estão mais de 300 soldados.
Mais de 6.500 moradores de Gaza foram mortos em bombardeios israelenses, incluindo 2.704 crianças, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde controlado pelo Hamas no território.
Os militares de Israel observaram que, na ação noturna, “os soldados localizaram e atacaram numerosos terroristas, infra-estruturas terroristas e locais de lançamento de mísseis antitanque, e prepararam o campo de batalha”.
Um porta-voz militar israelense confirmou à AFP que não foi a primeira vez desde 7 de outubro que soldados e tanques entraram em Gaza em ataques limitados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado