Internacional
Austrália, Canadá e EUA: Brasil adia exigência de visto para turistas
Adiada para janeiro de 2024 a exigência do visto para que turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália entrem no Brasil. De acordo com o decreto do Governo Federal, publicado em maio deste ano, as autoridades brasileiras passariam a cobrar o documento a partir de 1º de outubro.
Com isso, para viagens marcadas para o Brasil com data anterior a 10 de janeiro de 2024 não é necessária a apresentação de visto, mesmo que a viagem de volta seja posterior a essa data.
A retomada da exigência do visto é baseada no princípio da reciprocidade, que voltou a ser adotado com a mudança no Governo Federal neste ano. Por esse princípio, o Brasil só deixa de exigir o visto se houver igual contrapartida do outro país.
Além desses três países, em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro também havia dispensado o visto para a entrada de turistas japoneses. Mas esse impasse já foi resolvido com o Acordo Brasil – Japão, que passa a valer a partir do próximo dia 30 de setembro, com validade de três anos.
Segundo o acordo, os cidadãos japoneses em visita ao Brasil com estadia de até 90 dias não precisarão de visto para entrar no país. As mesmas regras valem para os brasileiros que desejam viajar para o Japão.
O Ministério do Turismo explicou que por causa do acordo Brasil-Japão, a exigência do visto para turistas dos outros 3 países precisou ser adiada. Já que o processo licitatório para a contratação das empresas que oferecerão o serviço de vistos eletrônicos para viajantes australianos, canadenses e norte-americanos também incluía, japoneses.
Ainda segundo a pasta, o governo brasileiro renova o interesse de negociar, com as três nações, acordos de isenção de vistos baseados nos princípios da reciprocidade e da igualdade entre os Estados.
Mais lidas
-
1LULA LÁ
Paulista tomada por multidão; estimativas falam em 2 milhões no ato do presidente Lula; veja vídeo
-
2ELEIÇÕES 2026 | FUTEBOL E POLÍTICA
Torcidas organizadas do Palmeiras, finalista da Libertadores, participam de ato pela reeleição de Lula na Avenida Paulista; veja imagens
-
3COMPORTAMENTO
Apartamento, jatinhos e festa: O que o caso Yasmin Brunet e Vorcaro revela sobre a dinâmica dos relacionamentos sugar
-
4SAÚDE
Suco verde para o café da manhã: veja como preparar essa bebida refrescante
-
5EXTREMISTA EXALTADO
Panelaço contra Flávio em Maceió termina com porteiro que participava do ato com moradores e vizinhos levado pela polícia; morador denunciou intimidação bolsonarista