Geral
Na Ucrânia, ataques russos matam 7 enquanto Zelenski busca apoio militar na Noruega
Líder ucraniano se reúne com autoridades para garantir suporte no embate contra a Rússia
Ataques russos com mísseis e drones mataram pelo menos sete pessoas e deixaram dezenas de feridos na Ucrânia, informaram autoridades nesta terça-feira. A ofensiva ocorre enquanto o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, visita a Noruega em busca de mais apoio militar dos Estados Unidos e da Europa, em meio a sinais de deterioração das relações com o presidente norte-americano, Donald Trump.
Zelenski tem encontros previstos em Oslo com o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Store, e o presidente finlandês, Alexander Stubb.
O enviado dos EUA Steve Witkoff também é esperado, enquanto Jared Kushner, genro de Trump, deve participar por videoconferência, segundo o governo norueguês. Ambos atuaram nas negociações, até agora sem sucesso, por um acordo de paz.
O líder ucraniano afirmou ter conversado com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, após dizer a parlamentares dos EUA que acredita haver uma "decisão política" de desacelerar o apoio a Kiev.
Segundo Zelenski, a Ucrânia está perto de esgotar seus interceptadores Patriot, essenciais para enfrentar mísseis balísticos russos, e o Pentágono atrasa a entrega de unidades adquiridas por outros países.
Zelenski também pediu a Rubio a manutenção do compartilhamento de informações de inteligência, após atrasos ou ausência de alertas americanos sobre ataques russos. Ele ainda criticou restrições ao uso militar da internet por satélite da SpaceX e a suspensão de sanções dos EUA contra a Rússia, que, segundo ele, favorece o presidente Vladimir Putin. O ucraniano classificou a conversa com Rubio como "substantiva".
A chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, questionou a imparcialidade da mediação americana e acusou Washington de pressionar Kiev a aceitar os termos de Moscou. "A razão pela qual a Ucrânia não se rendeu nos termos de Putin é que a Europa tem apoiado a Ucrânia", afirmou. Segundo o Instituto Kiel, países e instituições europeias destinaram 237 bilhões de euros em ajuda ao país, ante 115 bilhões de euros dos EUA.
Na região de Kiev, ataques russos mataram quatro pessoas e feriram 27, entre elas crianças, nas últimas 24 horas, segundo a polícia. Outras três pessoas morreram e quatro ficaram feridas em um ataque à rodovia Kiev-Odessa, incluindo o motorista de um micro-ônibus. A operadora Ukrenergo relatou cortes de energia em 12 regiões.
A Rússia afirmou ter atingido centros logísticos, instalações portuárias e navios de carga na região de Odessa. O Ministério da Defesa russo também disse ter interceptado 136 drones ucranianos durante a noite. Um ataque provocou incêndio em uma instalação industrial na região russa de Tambov, segundo o governo local. Fonte: Associated Press.
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado
Mais lidas
-
1COMPORTAMENTO
Apartamento, jatinhos e festa: O que o caso Yasmin Brunet e Vorcaro revela sobre a dinâmica dos relacionamentos sugar
-
2CORREGEDORIA
CNJ convoca desembargador Fábio Ferrario para auxiliar em inspeção no TJ de Roraima
-
3A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
4SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
5EXTREMISTA EXALTADO
Panelaço contra Flávio em Maceió termina com porteiro que participava do ato com moradores e vizinhos levado pela polícia; morador denunciou intimidação bolsonarista