Geral
Petrobras informa que a plataforma P-82 para o campo de Búzios iniciou sua viagem
Unidade deve entrar em operação em 2024
A Petrobras informou nesta segunda-feira, 19, que a plataforma P-82 deixou no domingo o estaleiro Tuas Boulevard Yard, em Singapura, rumo ao campo de Búzios, no pré-sal da bacia de Santos, o maior campo em reservas e em produção do Brasil. A unidade é a segunda a vir para o campo de Búzios, em menos de um mês, e deve entrar em operação no ano que vem.
A P-82 faz parte do conjunto de seis plataformas gigantes da Petrobras, com capacidade nominal para produzir 225 mil barris diários de petróleo (bdp) e comprimir 12 milhões de metros cúbicos de gás, entre as maiores da indústria mundial.
Assim como a P-80, que iniciou viagem para o Brasil no dia 30 de setembro, a unidade tem 345,3 metros de comprimento, 60 metros de largura e pesa mais de 100 mil toneladas. As outras plataformas da série 80, P-83, P-84 e P-85, são destinadas aos campos de Búzios, Atapu e Sépia, todos no pré-sal da bacia de Santos.
"Mesmo com reconhecimento mundial em desenvolver e entregar plataformas de grande porte para operar nas águas profundas brasileiras, a Petrobras está sempre atenta a melhorias. Isso inclui o diálogo permanente com os estaleiros e os diversos fornecedores e a incorporação de lições aprendidas e inovações", destacou em nota a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi.
O campo de Búzios é operado pela Petrobras em parceria com as empresas chinesas CNOOC e CNPC, além da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA). A previsão é de que ele tenha 11 plataformas operando até o final de 2027.
Mais lidas
-
1COMPORTAMENTO
Apartamento, jatinhos e festa: O que o caso Yasmin Brunet e Vorcaro revela sobre a dinâmica dos relacionamentos sugar
-
2A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
3CORREGEDORIA
CNJ convoca desembargador Fábio Ferrario para auxiliar em inspeção no TJ de Roraima
-
4SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
5EXTREMISTA EXALTADO
Panelaço contra Flávio em Maceió termina com porteiro que participava do ato com moradores e vizinhos levado pela polícia; morador denunciou intimidação bolsonarista