Geral
Homem é baleado dentro de carro por agentes do ICE em Nova York
Incidente ocorreu na presença de uma criança no Bronx
Agentes de imigração dos Estados Unidos (EUA) atiraram e feriram um homem nessa quinta-feira (8) dentro de seu carro, na presença de uma criança, no bairro de Marble Hill, na cidade de Nova York, segundo o prefeito, a polícia municipal e testemunhas oculares.
Agentes federais de imigração atiraram em pelo menos 21 pessoas desde que o presidente republicano Donald Trump voltou ao cargo, sete delas morreram, o que provocou protestos em todo o território dos EUA. Críticos afirmam que a pressão de Trump para intensificar as deportações levou a um número crescente de confrontos violentos e acusam o governo de se recusar a responsabilizar os agentes envolvidos.
Trump tem dito que muitos imigrantes devem ser deportados, culpando-os, muitas vezes de forma generalizada, por fraudes financeiras e crimes violentos.
“Relatos iniciais indicam que os agentes cercaram (o homem) e uma criança de 5 anos dentro do carro antes de dispararem vários tiros”, disse o prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, em comunicado.
“Estive ao telefone com o presidente Trump e com o secretário (de Segurança Interna) Mullin, negociando a libertação do homem baleado pelos agentes da Immigration and Customs Enforcement (ICE). Essas negociações não tiveram sucesso”, afirmou Mamdani em entrevista coletiva no final da noite.
Ele disse ter pedido ao governo Trump que o ICE suspenda suas ações de fiscalização na cidade de Nova York.
“Essas ações estão tornando a cidade menos segura”, declarou Mamdani. “Esta cidade quer que o ICE saia. Queremos o ICE fora da nossa cidade, das nossas escolas, dos nossos hospitais, fora das nossas ruas, longe das nossas crianças.”
O prefeito disse que a criança que estava no carro não sofreu ferimentos físicos. A comissária da Polícia de Nova York, Jessica Tisch, afirmou que a Polícia de Nova York localizou a criança com um membro da família após verificação de bem-estar.
O Departamento de Segurança Interna, órgão ao qual o ICE está vinculado, informou em comunicado que agentes do ICE estavam realizando uma “operação de fiscalização direcionada” no Bronx, em Nova York, para prender um homem da República Dominicana com antecedentes criminais.
O homem, que teria 28 anos, havia sido preso duas vezes na cidade de Nova York em 2023 e 2025, segundo a comissária da NYPD, Tisch.
“Durante o incidente, um agente do ICE disparou sua arma e o criminoso estrangeiro em situação irregular ficou ferido”, informou o Departamento de Segurança Interna, acrescentando que os agentes do ICE prestaram socorro imediato. “O indivíduo está vivo e em um hospital local.”
*(Reportagem de Julia Harte e Kristina Cooke; Reportagem adicional de Jasper Ward e Ruchika Khanna)
*É proibida a reprodução deste conteúdo.
Mais lidas
-
1A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
2POLÍTICA
Lista dos deputados federais eleitos no Rio de Janeiro (RJ)
-
3RODOVIAS
Obras da ponte entre Penedo (AL) e Neópolis (SE) avançam e ultrapassam 60% de execução
-
4BATE-ESTACA
Quem sai de 'A fazenda' hoje? Ariela, Renê e Thaíde estão na roça, e disputa fica entre os homens, diz enquete
-
5POLÍTICA
Memes não se tornam votos: Menina da Bota, Caneta Azul e Inês Brasil têm pouco mais de 20 mil e não se elegem