Geral
Aguinaldo Ribeiro: foram 6 anos trabalhando na tributária, é legado ao País, projeto de Estado
Deputado defende a reforma tributária e responde críticas de Flávio Bolsonaro.
O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que relatou a reforma tributária na Câmara, defendeu nesta quinta-feira a implementação das mudanças após declarações da campanha de Flávio Bolsonaro (PL) críticas a alguns mecanismos, como o split payment, recurso que recolhe impostos automaticamente no momento da compra de um serviço ou produto.
"Passamos seis anos trabalhando nesse tema, que é um legado para o País. Esse é um projeto de Estado que moderniza o nosso sistema tributário, simplifica, que traz um ganho para a economia extraordinário", afirmou Aguinaldo após se reunir com o ministro da Fazenda, Dario Durigan, no início da noite desta quinta-feira, 8.
O parlamentar disse acompanhar a implementação da reforma, que começa em 2027. Ele declarou ter a certeza de que o País irá avançar com a reformulação, "que moderniza, simplifica e traz transparência ao povo brasileiro, que é quem vai ser mais beneficiado com o advento da reforma tributária, trazendo um IVA moderno". Na sequência, Aguinaldo expressou sua preocupação pessoal com a politização do tema.
"Como vi muita movimentação, vim aqui saber exatamente como estavam esses passos, a preocupação com algumas afirmações que eu tenho visto na imprensa, por exemplo, o split payment, que é uma peça moderníssima, poderia trazer dano a qualquer brasileiro que quer que seja, quando, na verdade, ele é um instrumento de modernização que vai ajudar, inclusive, a gente ter uma alíquota mais baixa", defendeu.
De acordo com ele, o instrumento amplia a base de arrecadação e, com isso, barateia o imposto para todos os brasileiros.
Por último, ele lembrou que a discussão passou por dois governos, tendo iniciado ainda em 2019. "Nós temos um tema que é muito importante para o País e a gente não pode deixar que esse tema - e é uma preocupação minha, pessoal - seja contaminado por qualquer tipo de debate, inclusive o debate eleitoral que nós estamos vivendo."
Mais lidas
-
1A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
2POLÍTICA
Lista dos deputados federais eleitos no Rio de Janeiro (RJ)
-
3RODOVIAS
Obras da ponte entre Penedo (AL) e Neópolis (SE) avançam e ultrapassam 60% de execução
-
4BATE-ESTACA
Quem sai de 'A fazenda' hoje? Ariela, Renê e Thaíde estão na roça, e disputa fica entre os homens, diz enquete
-
5POLÍTICA
Memes não se tornam votos: Menina da Bota, Caneta Azul e Inês Brasil têm pouco mais de 20 mil e não se elegem