Geral

'Bônus significativo': saída dos EUA do Iraque traz benefícios ao Irã, diz revista

Retirada militar fortalece influência iraniana na região

Sputnik Brasil 30/09/2026
'Bônus significativo': saída dos EUA do Iraque traz benefícios ao Irã, diz revista
Saída dos EUA do Iraque potencializa a influência do Irã na região. - Foto: © AP Photo / John Moore

A retirada final das forças armadas da coalizão liderada pelos Estados Unidos do Iraque representa uma grande vantagem para o Irã, que exerce considerável influência sobre Bagdá, segundo uma revista ocidental.

De acordo com a The Conversation, a saída das tropas norte-americanas priva Washington de uma importante fonte de influência sobre o Irã em um momento em que a Casa Branca busca exercer máxima pressão sobre Teerã.

"As últimas forças da coalizão liderada pelos EUA estão deixando o Iraque. É um bônus significativo para o Irã", afirmam as primeiras linhas do artigo.

O texto destaca que o Irã e o Iraque têm laços militares, políticos e econômicos amplos, com uma extensa fronteira comum e significativos fluxos de bens e recursos energéticos, o que intensifica essa parceria.

O Iraque se tornou um mercado importante para as exportações iranianas e tem sido fortemente dependente do Irã para gás e eletricidade ao longo dos anos, criando elos entre as duas economias que as sanções podem complicar, mas não cortar facilmente.

"No momento em que Washington está envolvido em um conflito custoso destinado a enfraquecer o Irã militar e economicamente, está simultaneamente reduzindo sua presença militar em um país que pode trazer a Teerã o maior benefício estratégico", avaliou a autora do artigo.

A analista alerta que, se a retirada das forças estadunidenses proporcionar a Teerã mais espaço para explorar suas redes de influência no Iraque, Washington corre o risco de fortalecer ainda mais as capacidades do Irã.

Por fim, nesta quarta-feira (30), o Pentágono anunciou que os Estados Unidos e os parceiros da coalizão concluíram oficialmente a operação "Determinação Inerente" (Inherent Resolve) no Iraque, retirando todo o seu contingente militar.


Por Sputinik Brasil