Geral

Departamento de Estado dos EUA revoga mais de 750 vistos para combater 'turismo de nascimento'

Medida visa coibir práticas de obtenção de cidadania americana por meio de parto nos EUA

Estadao Conteudo 15/08/2026
Departamento de Estado dos EUA revoga mais de 750 vistos para combater 'turismo de nascimento'
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Tommy Pigott, afirmou em entrevista à Fox News que já foram revogados mais de 750 vistos com o objetivo de combater o chamado "turismo de nascimento", que consiste em mulheres estrangeiras viajarem para dar à luz nos EUA a fim de que seus filhos se tornem cidadãos norte-americanos. Somente nos últimos dias, teriam sido revogados 150 vistos, segundo Pigott.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou, no dia 6 de agosto, uma medida declarando o combate à prática, o que teria acelerado a revogação dos documentos, conforme o porta-voz.

Segundo o site Axios, a legislação dos EUA já proíbe a concessão de visto de turista "com o objetivo principal de obter a cidadania americana para uma criança por meio do parto nos Estados Unidos".

As autoridades de imigração também podem impedir a entrada de uma estrangeira grávida nos EUA caso determinem que ela busca dar à luz no país.

"Alguns exemplos que estamos analisando são redes, mas também pessoas que estão vindo com vistos que não são para o propósito de dar à luz, o que é fraude. Temos exemplos de indivíduos vindo para os EUA alegando que vão tirar férias por uma semana, mas acabam ficando até cinco meses, sendo instruídos sobre como enganar o povo americano e evitar pagamentos das contas médicas", disse Pigott na entrevista.

Ele também mencionou anúncios globais oferecendo cidadania automática, prometendo "um mundo sem fronteiras" para aqueles que pagarem pelos serviços destinados a enganar os oficiais de visto. "Estamos colocando um fim nisso. Estamos encerrando essa fraude", declarou à Fox.