Geral
Trump diz que cobrará reparações do Irã após pedido semelhante do país persa para reabrir Ormuz
Presidente dos EUA reage ao pedido de compensação do Irã em meio a tensões no Oriente Médio.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira, 10, que exigirá que o Irã pague compensação pelo que classificou como "mortes e feridos" por Teerã, em resposta à busca do regime persa por indenização pelos danos que sofreu em ataques americanos e de Israel como condição para avançar nas conversas de paz.
O republicano negou que os iranianos tenham mencionado a exigência de compensação em qualquer negociação anterior com os americanos e acusou Teerã de buscar indenização por uma guerra que "só começou porque não terão uma arma nuclear".
"É uma ideia interessante porque agora eu também estou exigindo compensação do Irã por todas as pessoas que eles mataram e feriram gravemente com suas bombas", escreveu, na Truth Social.
O presidente norte-americano citou como exemplo, separadamente, o que chamou de danos e mortes provocados por iranianos no Líbano, na Síria, no Iémen e em Gaza - áreas onde o conflito no Oriente Médio se expandiu e atuam milícias alinhadas ao Irã.
Trump acrescentou que Teerã também deveria indenizar as famílias das milhares de pessoas mortas nos protestos antigoverno de janeiro, período de maior instabilidade interna no Irã antes da retomada dos ataques americanos.
A mensagem de Trump foi publicada após o Irã declarar, no fim de semana, que estava perto de fechar com Omã um acordo para definir novas rotas de navegação pelo Estreito de Ormuz. Teerã, porém, reiterou que os EUA precisam atender a exigências, entre elas pagamento de compensação e o fim de sanções e de ameaças militares.
Mais lidas
-
1MILITAR
Submarino Humaitá começa primeiro deslocamento internacional apesar das tensões diplomáticas entre Argentina e Brasil
-
2ARQUEOLOGIA
Estátua de 2,4 mil anos é encontrada sob pavimento romano na Turquia
-
3POLÍTICA
Cooperação técnico-militar histórica: Rússia reforça laços com a Marinha do Brasil no Rio
-
4RESPONSABILIDADE FISCAL
18 prefeituras estouram teto da folha; Rio Largo e Palmeira são as maiores cidades da lista
-
5BASTIDORES DO PODER
Jornalista levanta questionamentos sobre negócios de sogro de JHC, Mario Cândia em Alagoas e cobra transparência