Geral
China ameaça retaliar caso EUA imponham tarifas de 50% por suposto apoio ao Irã
Governo chinês nega envio de armas a Teerã e alerta para contramedidas se Washington avançar com sanções tarifárias.
A China afirmou que adotará contramedidas caso os Estados Unidos implementem tarifas baseadas em acusações "totalmente inventadas" de apoio militar de Pequim ao Irã. Em publicação na rede X, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lin Jian, declarou: "Se os EUA avançarem com aumentos tarifários com base nessas alegações, a China responderá com contramedidas".
A manifestação surge após o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçar impor tarifas de até 50% sobre produtos chineses caso seja comprovado o envio de mísseis ao Irã. Em entrevista à Fox Business no domingo, Trump disse duvidar das informações, mas não descartou totalmente a hipótese: "Acho que eles não fariam isso, mas talvez tenham feito um pouco no começo. Se pegarmos isso acontecendo, a tarifa será de 50%, o que é um valor impressionante", afirmou.
Em nova entrevista à mesma emissora nesta manhã e em publicação na Truth Social, Trump afirmou que a China confirmou não estar enviando armas ao Irã.
Também nesta semana, o presidente chinês, Xi Jinping, fez seus primeiros comentários públicos sobre a guerra na região, defendendo o respeito ao direito internacional e à integridade territorial dos países do Golfo. Trump e Xi têm reunião marcada para ocorrer em Pequim entre 14 e 15 de maio, após adiamento anterior devido à escalada do conflito envolvendo o Irã.
Mais lidas
-
1ELEIÇÕES 2026
Datafolha e Real Time Big Data divulgam pesquisas para presidente esta semana
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: veja a data limite para pagamento de salários
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: confira a data limite para pagamento dos salários
-
4LIBERTADORES 2024
Palmeiras enfrenta gramado ruim e empata com Junior Barranquilla na estreia
-
5PREVISÃO DO TEMPO
Vórtice ciclônico em altos níveis provoca fortes chuvas em SP e outros Estados