Geral
Irã teria usado satélite espião chinês para monitorar bases americanas, aponta jornal
Financial Times revela que equipamento chinês foi empregado para mapear instalações dos EUA antes de ataques; China nega envolvimento.
O Irã adquiriu secretamente, no fim de 2024, um satélite espião de origem chinesa, utilizado para monitorar instalações militares dos Estados Unidos no Oriente Médio durante o recente conflito na região. A informação foi publicada nesta quarta-feira, 15, pelo jornal Financial Times. A China nega as acusações.
De acordo com a reportagem, o equipamento, identificado como TEE-01B e desenvolvido pela empresa Earth Eye Co., foi lançado na China e posteriormente incorporado à Força Aeroespacial da Guarda Revolucionária Islâmica. O jornal afirma ter tido acesso a documentos militares iranianos classificados como vazados.
O satélite teria sido utilizado para mapear bases militares estratégicas dos EUA, empregando imagens orbitais, coordenadas geográficas e análises com registro temporal. As observações ocorreram em março, antes e depois de ataques com drones e mísseis contra essas instalações.
Os documentos também indicam que, como parte da cooperação, a Guarda Revolucionária passou a ter acesso a estações terrestres comerciais operadas pela Emposat, empresa sediada em Pequim e especializada em serviços de controle de satélites.
O Ministério das Relações Exteriores da China classificou as acusações como "rumores fabricados" em comunicado à agência Reuters. Segundo o governo chinês, "algumas forças têm se empenhado em associar maliciosamente a China a esse tipo de narrativa", reiterando oposição a "práticas motivadas por segundas intenções".
Conforme o Financial Times, a Casa Branca, a CIA e o Pentágono não comentaram o caso. As empresas citadas também não responderam aos pedidos de posicionamento.
O jornal britânico acrescenta ainda que o satélite teria captado imagens de bases como a Base Aérea Príncipe Sultan, na Arábia Saudita, além de instalações na Jordânia, Bahrein e Iraque, em datas próximas a ataques atribuídos à Guarda Revolucionária Islâmica contra alvos na região.
Mais lidas
-
1ELEIÇÕES 2026
Datafolha e Real Time Big Data divulgam pesquisas para presidente esta semana
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: veja a data limite para pagamento de salários
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: confira a data limite para pagamento dos salários
-
4LIBERTADORES 2024
Palmeiras enfrenta gramado ruim e empata com Junior Barranquilla na estreia
-
5PREVISÃO DO TEMPO
Vórtice ciclônico em altos níveis provoca fortes chuvas em SP e outros Estados