Geral

Decisão da Suprema Corte sobre tarifas abre caminho para 'opções nucleares' de Trump

Corte dos EUA considera tarifas de Trump ilegais, mas analistas apontam alternativas ainda mais duras para comércio internacional

21/02/2026
Decisão da Suprema Corte sobre tarifas abre caminho para 'opções nucleares' de Trump
Decisão da Suprema Corte dos EUA pode levar Trump a adotar medidas comerciais ainda mais rígidas - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

A recente decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, que classificou como ilegais as tarifas abrangentes impostas pelo ex-presidente Donald Trump, tende a dificultar futuras ações do republicano na área comercial. No entanto, segundo o analista financeiro Tom Luongo, o veredito também abre espaço para que Trump adote medidas ainda mais severas, conhecidas como 'opções nucleares'.

Entre essas alternativas, destaca-se o artigo 338 da Lei Tarifária Smoot-Hawley de 1930, que autoriza a aplicação de tarifas de até 50% contra países que discriminem o comércio norte-americano, explica Luongo. De acordo com o analista, as tarifas anteriores eram uma forma 'amigável' de negociação para Trump, cujo objetivo central sempre foi remodelar o comércio dos EUA, além de impulsionar a indústria e o consumo internos.

"Quem acredita que Trump não está disposto a ir além está muito enganado", afirma Luongo, reforçando que o ex-presidente possui diversas ferramentas legais para endurecer a política comercial caso retorne à Casa Branca.

Por Sputnik Brasil