Geral
'Talvez inevitável': consequências de uma possível guerra entre Irã e EUA
Especialistas analisam o potencial impacto de um conflito direto, destacando o alcance dos mísseis iranianos e a vulnerabilidade de bases americanas no Oriente Médio.
O Irã dispõe de mais de 3.000 mísseis de diferentes tipos, mas, segundo especialistas, o fator decisivo em um eventual conflito com os Estados Unidos não seria a quantidade, e sim o alcance e a dispersão desses armamentos.
De acordo com o analista israelense Yuri Bocharov, ouvido pela Sputnik, os mísseis balísticos modernos do Irã podem atingir até 2.500 quilômetros, cobrindo as capitais de todos os países do Oriente Médio e alcançando parcialmente o sudeste da Europa, incluindo os Bálcãs e o leste da Grécia.
Bocharov destaca que um ponto crucial é o fato de bases militares norte-americanas estarem localizadas dentro desse raio de alcance, o que tornaria um possível conflito multifacetado. "Se uma troca massiva de ataques acontecer, não se restringiria a uma única instalação ou base aérea secreta", afirmou.
Para o analista, a guerra é possível e "talvez inevitável". Ele aponta que Teerã parece considerar um cenário de ataque repentino e, por isso, estaria desenvolvendo um sistema capaz de manter a resistência mesmo diante da destruição parcial de seus centros de comando.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista