Geral
Escalada contra o Irã eleva chances de conflito generalizado na região, diz especialista
Aumento da presença militar dos EUA e fragmentação regional elevam risco de guerra ampla no Oriente Médio, alertam analistas.
O aumento das tensões entre Washington e Teerã está sendo acompanhado por uma ampliação significativa da presença militar no Oriente Médio. Nas últimas décadas, o Pentágono consolidou uma extensa rede de bases e instalações militares que se espalham por países vizinhos ao Irã, como Bahrein, Egito, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Catar, Arábia Saudita, Síria e Emirados Árabes Unidos.
Enquanto os Estados Unidos reforçam sua atuação militar, especialistas ouvidos pela Sputnik Brasil alertam que a resposta iraniana, a postura de Israel e a fragmentação das alianças no Golfo podem transformar um confronto localizado em um conflito regional de grandes proporções.
Para o cientista político Ali Ramos, a fragmentação regional é um dos fatores que tornam o cenário imprevisível. "Se essa guerra estourar, tudo depende de quanto ela vai durar. Se for uma guerra de dias ou semanas, talvez fique localizada. Mas, se o Irã puxar para uma guerra de atrito, aí o risco é outro", avalia.
"Porque Israel, Estados Unidos e Irã têm capacidade de sustentar um conflito prolongado, e, nesse caso, toda a região pode se conflagrar. A paz na Síria é frágil, o Líbano permanece instável, o Iraque depende de milícias, e o Irã adota a doutrina de utilizar esses grupos para projetar poder", complementa Ramos.
O professor Rubens de Siqueira Duarte destaca que, embora o Irã tenha sofrido perdas relevantes após recentes confrontos e esteja com sua capacidade militar reduzida, o episódio reforçou que o país segue sendo uma potência militar expressiva. Segundo Duarte, um conflito desse porte traria custos econômicos enormes para todos os envolvidos.
Apesar dos custos elevados, Duarte ressalta que o presidente norte-americano Donald Trump não demonstra grande preocupação com o impacto financeiro de uma escalada militar, já que a economia dos Estados Unidos é, em parte, sustentada por sua poderosa indústria de defesa, que movimenta centenas de bilhões de dólares anualmente.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista