Geral

Teerã avança em negociações para novo acordo nuclear com os EUA

Chanceler iraniano afirma que país está próximo de apresentar proposta formal a Washington, enquanto tensão militar cresce na região.

Sputinik Brasil 20/02/2026
Teerã avança em negociações para novo acordo nuclear com os EUA
Chanceler iraniano reforça negociações nucleares com os EUA em meio à crescente presença militar americana. - Foto: © AP Photo / Hadi Mizban

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou ao chanceler russo, Sergei Lavrov, que Teerã está comprometido com as negociações junto a Washington para um novo acordo nuclear.

A informação foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Irã em seu canal oficial no Telegram. Segundo a nota, "durante a conversa, Araghchi detalhou a posição iraniana sobre a questão nuclear e ressaltou a seriedade do país em avançar nas negociações, buscando um acordo justo e equilibrado que respeite os direitos e interesses do Irã, em conformidade com o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares".

De acordo com o ministro, Teerã pretende finalizar o texto de um possível acordo nuclear e entregá-lo a Washington nos próximos dois ou três dias.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que mantém a possibilidade do uso da força militar, afirmou nesta sexta-feira (20) ter alertado o governo iraniano sobre a necessidade de um acordo justo. Na quinta-feira, Trump já havia declarado que Teerã teria até 15 dias para apresentar uma proposta.

Mídia: Presença naval dos EUA cresce no Oriente Médio em meio à tensão com o Irã

A presença naval dos Estados Unidos no Oriente Médio deve continuar aumentando, à medida que Washington desloca mais tropas para a região diante das tensões com o Irã, informou o Financial Times nesta sexta-feira, citando fontes.

Na quinta-feira, Donald Trump advertiu que "coisas ruins" podem ocorrer caso Estados Unidos e Irã não cheguem a um acordo.

Segundo dados da Marinha norte-americana, ao menos 12 navios de guerra dos EUA estão atualmente posicionados no Oriente Médio, incluindo um porta-aviões, oito contratorpedeiros e três navios de combate litorâneo convertidos em caça-minas.

Além disso, outros três contratorpedeiros e o maior porta-aviões da Marinha dos EUA, o USS Gerald R. Ford, também estão a caminho da região. Nesta sexta-feira, o USS Gerald R. Ford entrou no mar Mediterrâneo.