Geral
Suspensão de tarifaço nos EUA beneficia US$ 21,6 bilhões em produtos brasileiros
Decisão da Suprema Corte dos EUA favorece exportações do Brasil, mas CNI mantém cautela diante de possíveis novas medidas
A decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, que anulou o tarifaço imposto pelo ex-presidente Donald Trump, representa um alívio para US$ 21,6 bilhões em exportações brasileiras ao mercado norte-americano. O dado foi divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que avaliou o impacto da suspensão das tarifas recíprocas de até 50% sobre produtos brasileiros.
Apesar do efeito positivo, a CNI destaca que acompanha a decisão com atenção e cautela. Segundo o presidente da entidade, Ricardo Alban, a instituição seguirá monitorando os desdobramentos para avaliar com maior precisão os impactos para o Brasil.
Desde a imposição das tarifas, a CNI tem atuado ativamente junto ao setor industrial e a representantes americanos para buscar alternativas de negociação. Entre as iniciativas, destaca-se uma missão empresarial a Washington, realizada em setembro, que reuniu cerca de 130 empresários brasileiros. A agenda incluiu reuniões e encontros com empresas e autoridades dos Estados Unidos, em defesa dos interesses da indústria nacional.
A CNI ressalta ainda que a decisão da Suprema Corte não elimina tarifas específicas que incidem sobre aço e alumínio. Além disso, investigações sobre práticas consideradas desleais, no âmbito da seção 301, permanecem em andamento e podem resultar em novas medidas por parte dos EUA contra produtos brasileiros.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista