Geral
Receita Federal libera consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda
Restituição contempla cerca de 205 mil contribuintes que regularizaram pendências com o Fisco
Cerca de 205 mil contribuintes que haviam caído na malha fina e regularizaram suas pendências junto à Receita Federal já podem consultar se receberão a restituição do Imposto de Renda. Nesta sexta-feira (20), a Receita Federal disponibilizou a consulta ao lote da malha fina referente a fevereiro, que também inclui restituições residuais de anos anteriores.
No total, 204.824 contribuintes serão contemplados, com um valor global de R$ 578,97 milhões. Deste montante, R$ 337,69 milhões destinam-se a contribuintes com prioridade legal no recebimento.
As restituições estão distribuídas entre os seguintes grupos:
- 127.585 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber via Pix;
- 39.290 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
- 17.318 contribuintes sem prioridade;
- 10.735 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
- 6.632 contribuintes com mais de 80 anos;
- 3.264 contribuintes com deficiência física, mental ou doença grave.
A consulta pode ser realizada na página da Receita Federal na internet. Basta acessar “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar em “Consultar a Restituição”. Também é possível consultar pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones.
Pagamento
O pagamento será efetuado em 27 de fevereiro, na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Caso o nome não esteja na lista, o contribuinte deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para emitir o extrato da declaração. Se houver pendências, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
Se a restituição não for depositada na conta informada, por exemplo, devido à conta desativada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O agendamento do crédito pode ser feito em qualquer conta bancária em nome do contribuinte, por meio do Portal BB ou pela Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Se o valor não for resgatado após um ano, o contribuinte deve solicitar a restituição pelo Portal e-CAC. No site, basta acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e selecionar o campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista