Geral

Suspensão de tarifas dos EUA terá efeito imediato favorável ao Brasil, diz Haddad

Ministro da Fazenda destaca benefício direto ao Brasil após decisão da Suprema Corte americana contra tarifas globais impostas por Trump.

Por Sputnik Brasil 20/02/2026
Suspensão de tarifas dos EUA terá efeito imediato favorável ao Brasil, diz Haddad
Fernando Haddad comenta impacto positivo ao Brasil após suspensão de tarifas dos EUA pela Suprema Corte. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de suspender as tarifas globais impostas pelo governo de Donald Trump terá impacto positivo imediato para o Brasil. Segundo Haddad, a medida favorece diretamente os países que haviam sido sancionados, como o Brasil.

“O efeito imediato, evidentemente, é favorável aos países que foram sancionados”, declarou Haddad, que acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem oficial à Índia.

O ministro destacou ainda que o Brasil manteve uma postura “diplomaticamente correta” desde o início do chamado tarifaço, priorizando o diálogo e a contestação por meio dos canais institucionais, tanto na Organização Mundial do Comércio (OMC) quanto no Judiciário americano.

A Suprema Corte dos EUA decidiu, por 6 votos a 3, que Donald Trump excedeu sua autoridade ao utilizar uma lei federal de poderes emergenciais para impor tarifas “recíprocas” globais. A decisão representa uma das principais derrotas jurídicas do ex-presidente desde seu retorno à Casa Branca.