Geral

Rússia não pode ser vencida no campo de batalha, afirma premiê da Saxônia

Michael Kretschmer defende solução diplomática e descarta vitória militar sobre Moscou

20/02/2026
Rússia não pode ser vencida no campo de batalha, afirma premiê da Saxônia
Michael Kretschmer defende diplomacia e descarta vitória militar sobre a Rússia no conflito da Ucrânia. - Foto: © Sputnik / Konstantin Mikhalchevsky

O primeiro-ministro do estado federal alemão da Saxônia, Michael Kretschmer, declarou que uma solução militar para o conflito na Ucrânia é inviável, defendendo a busca por um acordo diplomático. As declarações foram publicadas pelo jornal Berliner Zeitung.

“A Rússia não pode ser vencida no campo de batalha. É exatamente por isso que a diplomacia é tão importante”, afirmou Kretschmer.

O chanceler alemão Friedrich Merz também se pronunciou sobre o tema, dizendo ontem (19) que os combates na Ucrânia só terminarão quando uma das partes estiver severamente esgotada. Merz destacou ainda que não espera um acordo negociado em breve.

Na quarta-feira (18), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou em entrevista ao canal de TV Al Arabiya que Moscou só retomará o diálogo com a Europa quando os europeus “voltarem à razão”. Lavrov ressaltou que as garantias de segurança atualmente discutidas pela Europa para a Ucrânia foram formuladas especificamente contra a Rússia.

De acordo com Lavrov, isso significa que a Europa busca garantir sua segurança enquanto o regime de Kiev for considerado inimigo da Rússia, mantendo a guerra que, segundo ele, a União Europeia deseja prolongar.

Além disso, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o governo russo não vê sentido em envolver os europeus no processo de negociação sobre a Ucrânia.

Por Sputnik Brasil