Geral

Bolsas da Ásia e Pacífico fecham em baixa, mas Seul atinge novo recorde histórico

Mercado sul-coreano se destaca em meio a preocupações com IA e tensões entre EUA e Irã; bolsas da China e Taiwan seguem fechadas pelo feriado lunar.

20/02/2026
Bolsas da Ásia e Pacífico fecham em baixa, mas Seul atinge novo recorde histórico
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Por Sergio Caldas

As principais bolsas da Ásia e do Pacífico encerraram o pregão desta sexta-feira em queda, refletindo o aumento das preocupações com o setor de inteligência artificial (IA) em Wall Street e a tensão geopolítica envolvendo Estados Unidos e Irã. Em sentido oposto, o mercado sul-coreano avançou e renovou seu recorde pelo segundo dia consecutivo.

Em Tóquio, o índice japonês Nikkei registrou baixa de 1,12%, fechando aos 56.825,70 pontos, pressionado por perdas nos setores financeiro e automotivo. O Hang Seng, de Hong Kong, recuou 1,10%, atingindo 26.413,35 pontos, na reabertura após o feriado do Ano-Novo Lunar, que ainda mantém as bolsas da China continental e de Taiwan fechadas.

Na contramão, o índice Kospi, de Seul, subiu 2,31% e atingiu o patamar inédito de 5.808,53 pontos, impulsionado pelo desempenho positivo de ações dos setores de defesa, energia e financeiro.

Ontem, as bolsas de Nova York voltaram a registrar queda após dois dias de alta, influenciadas pelas incertezas em relação aos riscos de grandes investimentos em IA, o que afetou o sentimento dos investidores.

No campo geopolítico, o ex-presidente Donald Trump sugeriu que os Estados Unidos podem atacar o Irã caso não haja um acordo sobre o programa nuclear iraniano em até 15 dias.

Na Oceania, a bolsa australiana acompanhou o movimento negativo da região e encerrou em leve baixa: o índice S&P/ASX 200 caiu 0,05% em Sydney, fechando aos 9.081,40 pontos.

Contato: [email protected]