Geral

Alckmin demonstra otimismo sobre redução de tarifas dos EUA após reunião entre Lula e Trump

Presidente em exercício aposta em avanços para retirar produtos industriais brasileiros do tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos.

19/02/2026
Alckmin demonstra otimismo sobre redução de tarifas dos EUA após reunião entre Lula e Trump
Alckmin demonstra otimismo sobre redução de tarifas dos EUA após reunião entre Lula e Trump - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), manifestou confiança nesta quinta-feira (19) de que produtos industriais brasileiros serão excluídos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos, após o aguardado encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente norte-americano, Donald Trump, previsto para o próximo mês.

Segundo Alckmin, o objetivo do governo é retornar da reunião com uma redução significativa — ou até a retirada — das alíquotas que ainda incidem sobre exportações brasileiras, medidas que entraram em vigor em agosto do ano passado.

"O presidente Lula deve ir aos Estados Unidos em março para ter um encontro com o presidente Trump. Então, todo o trabalho é a gente reduzir as alíquotas ou retirar o máximo que puder do tarifaço de 50%. Ele não se justifica porque, na importação dos Estados Unidos, os 10 produtos que eles mais vendem para o Brasil, em oito a tarifa é zero", declarou Alckmin.

As declarações foram dadas durante a 35ª Festa Nacional da Uva e Feira Agroindustrial, em Caxias do Sul (RS), evento do qual Alckmin participou nesta quinta-feira.

Durante a ausência de Lula, que está em viagem internacional à Índia e, a partir de sábado (21), seguirá para a Coreia do Sul até terça-feira (24), Alckmin permanece à frente do Executivo federal.