Geral

Sem chance de sobreviver: Rostec detalha eficácia do lança-chamas russo TOS-2 Tosochka

Equipamento russo se destaca por precisão, mobilidade e poder de destruição na guerra da Ucrânia, segundo a estatal Rostec.

19/02/2026
Sem chance de sobreviver: Rostec detalha eficácia do lança-chamas russo TOS-2 Tosochka
Lança-chamas russo TOS-2 Tosochka em operação, destaque para precisão e poder destrutivo. - Foto: © Sputnik / Aleksandr Melnikov

O lança-chamas pesado TOS-2 Tosochka, desenvolvido pela estatal russa Rostec, tem demonstrado notável eficácia ao atingir alvos inimigos a longas distâncias na zona do conflito na Ucrânia, segundo informações divulgadas pela corporação.

De acordo com a Rostec, o TOS-2 é equipado com um sistema de controle de fogo atualizado, possibilitando ataques de alta precisão.

"Geralmente, após uma salva como essa, o esquadrão de assalto não tem mais nada a fazer naquele território, pois não há mais ninguém do lado inimigo para resistir. Assim, o TOS-2 mantém o poder de destruição termobárica do lança-chamas TOS-1 Solntsepek, seu irmão mais velho sobre esteiras", ressalta a publicação.

Entre as principais mudanças do TOS-2 em relação ao modelo anterior estão o novo chassi sobre rodas, a automação aprimorada para recarga independente e o sistema de controle de fogo modernizado.

Essas inovações permitiram ao TOS-2 ultrapassar o conceito de "meio de assalto", tornando-se um equipamento de ruptura no campo de batalha.

"Trata-se de uma ferramenta de apoio de fogo mais flexível, móvel e tecnologicamente equipada, adaptada às exigências da guerra moderna", acrescenta o material.

Outro destaque é a distância entre eixos do veículo, que possibilita ao TOS-2 se posicionar rapidamente, mesmo em terrenos não preparados, coletar dados para disparo, comunicar-se com o posto de comando, executar o disparo e abandonar a posição com agilidade.

Segundo a Rostec, todos esses fatores contribuem para a precisão dos ataques e a efetiva eliminação dos alvos inimigos.

Em declarações anteriores, Bekkhan Ozdoev, diretor industrial do grupo de armas convencionais e munições da Rostec, afirmou que a Rússia está muito à frente dos países da OTAN no desenvolvimento de sistemas pesados de lança-chamas, ressaltando que o Ocidente não dispõe de armamentos similares.

Ozdoev destacou ainda que, em algumas situações, os lança-chamas russos permitem conquistar posições adversárias sem a necessidade de disparar um único tiro convencional.

O diretor classificou os sistemas pesados de lança-chamas russos como armas únicas, capazes de garantir superioridade no campo de batalha.

Com informações da Sputnik Brasil