Geral
Aeroportos do Centro-Oeste alcançam maior fluxo de passageiros em sete anos
Região supera marca de 12,5 milhões de viajantes em 2025; investimentos previstos até 2027 buscam ampliar infraestrutura e competitividade
Os aeroportos do Centro-Oeste receberam mais de 12,5 milhões de passageiros em 2025, um aumento de 7,5% em relação a 2024. O movimento representa o maior fluxo registrado nos terminais da região nos últimos sete anos, segundo dados do Ministério de Portos e Aeroportos, com base no Painel de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Em termos percentuais, Sinop (MT) liderou o crescimento em 2025. O Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo registrou alta de 14,09%, movimentando 227.484 passageiros. O avanço é atribuído às melhorias realizadas, como a requalificação do pavimento da pista de pouso e decolagem e das taxiways (pistas de táxi), segundo a Centro-Oeste Airports, concessionária do terminal.
Outras quatro cidades se destacaram na movimentação de passageiros aéreos na região: Brasília, Goiânia (GO), Várzea Grande (MT) e Campo Grande (MS). Na capital federal, o Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek registrou crescimento de 10,13%, com fluxo de 8.173.860 viajantes.
Em Goiânia, o Aeroporto Santa Genoveva teve aumento de 9,47%, somando 1.913.579 passageiros. Já em Várzea Grande, o Marechal Rondon registrou alta de 7,09%, com 1.245.965 passageiros. O Aeroporto de Campo Grande contabilizou crescimento de 3,15%, totalizando 775.150 viajantes.
O governo federal projeta que o Centro-Oeste seguirá em trajetória de expansão nos próximos anos. “É desenvolvimento regional conectado ao crescimento do país. Fortalecer a infraestrutura aérea é mais eficiência logística e competitividade para quem produz. Também representa integração do campo com os mercados nacionais e internacionais”, destacou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Para apoiar esse avanço, estão previstos investimentos de R$ 91 milhões nos aeroportos da região entre este ano e 2027. Os recursos, anunciados em dezembro pelo Ministério de Portos e Aeroportos, fazem parte da carteira pública de investimentos em aeroportos regionais.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista