Geral
Bolsas europeias fecham em alta com alívio geopolítico e dados do Reino Unido
Mercados sobem diante de sinais de distensão no Oriente Médio e apostas de corte de juros após indicadores britânicos
As principais bolsas da Europa encerraram o pregão desta terça-feira, 17, em alta, impulsionadas por sinais de possível distensão geopolítica no Oriente Médio e por indicadores econômicos que reforçaram as expectativas de afrouxamento monetário no Reino Unido. O avanço ocorreu em um contexto de menor liquidez na Ásia e desempenho mais fraco das bolsas de Nova York durante a manhã.
Em Londres, o FTSE 100 subiu 0,79%, a 10.556,17 pontos. O DAX, de Frankfurt, avançou 0,82%, fechando a 25.005,34 pontos. O CAC 40, em Paris, teve alta de 0,54%, aos 8.361,46 pontos. Em Milão, o FTSE MIB registrou elevação de 0,76%, a 45.764,07 pontos. O Ibex 35, de Madri, ganhou 0,69%, chegando a 17.970,40 pontos, enquanto o PSI 20, de Lisboa, subiu 0,17%, a 9.073,89 pontos. Os dados são preliminares.
No Reino Unido, a taxa de desemprego subiu para 5,2% e o crescimento dos salários perdeu força. Segundo Samuel Fuller, da Financial Markets Online, esse cenário aumenta a possibilidade de estímulo por parte do Banco da Inglaterra (BoE). O ING já projeta cortes de juros para março e junho. O Morgan Stanley destacou ainda que o mercado elevou a percepção de risco de impactos da inteligência artificial (IA) no índice MSCI Europe para 24%.
Na Alemanha, a inflação ao consumidor ficou em 2,1% em janeiro, confirmando a leitura preliminar. "A alta geral dos preços ao consumidor se intensificou no início do ano", informou o Destatis, escritório oficial de estatísticas do país.
Entre os destaques do pregão, mineradoras puxaram quedas em Londres, refletindo a baixa dos metais: Antofagasta caiu 3,6%, Fresnillo recuou 2,1% e Anglo American teve baixa de 2,3%. O subíndice de metais industriais recuou cerca de 2%.
Em contrapartida, a BHP avançou 1,6% após anunciar um acordo de US$ 4,3 bilhões para venda futura de prata e divulgar resultado semestral acima do esperado, ajudando a limitar as perdas do setor. No segmento de turismo, a InterContinental Hotels subiu aproximadamente 1% após apresentar lucro anual maior e receita 5,4% superior.
Na reta final do pregão, a Bayer anunciou acordo para resolver processos judiciais atuais e futuros envolvendo a Monsanto nos Estados Unidos, o que fez suas ações subirem cerca de 7,5% em Frankfurt.
Com informações da Dow Jones Newswires.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista