Geral
Trump anuncia participação indireta em negociações nucleares com o Irã em Genebra
Presidente dos EUA afirma que acompanhará conversas decisivas sobre o programa nuclear iraniano, enquanto tensões aumentam no Oriente Médio.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (12) que participará de forma indireta das negociações sobre o programa nuclear do Irã, marcadas para ocorrer em Genebra nesta terça-feira (13).
"Participarei indiretamente dessas conversas, que serão muito importantes, e veremos o que acontece", declarou Trump a jornalistas a bordo do Air Force One.
A delegação iraniana será liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, enquanto os Estados Unidos estarão representados pelo enviado especial presidencial, Steve Witkoff.
Na semana passada, Trump informou que um segundo grupo de ataque de porta-aviões da Marinha norte-americana será enviado em breve ao Oriente Médio, em resposta ao aumento das tensões com o Irã.
O presidente norte-americano alertou ainda que, caso não haja um acordo sobre o programa nuclear iraniano, qualquer futuro ataque dos EUA ao país persa seria "muito pior" do que os anteriores.
Por sua vez, Araghchi reiterou que Teerã mantém sua posição de defender o direito ao enriquecimento de urânio, mesmo diante da possibilidade de conflito.
No último dia 26 de janeiro, o Comando Central dos EUA (CENTCOM) informou que o grupo de ataque do porta-aviões USS Abraham Lincoln foi enviado ao Oriente Médio para reforçar a segurança e a estabilidade na região.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista