Geral

Especialista alerta: ser 'celeiro do mundo' não garante futuro ao Brasil

Elias Jabbour defende reindustrialização e avanço tecnológico para promover mobilidade social e reduzir desigualdades.

16/02/2026
Especialista alerta: ser 'celeiro do mundo' não garante futuro ao Brasil
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Em entrevista ao podcast internacional da Sputnik Brasil, o especialista Elias Jabbour afirmou que, embora o Brasil possa se orgulhar de sua força como potência agropecuária, esse status não é suficiente para assegurar o desenvolvimento pleno de um país com 210 milhões de habitantes.

Segundo Jabbour, a agricultura brasileira demonstra elevada capacidade institucional, científica e produtiva. No entanto, limitar o país a esse papel na divisão internacional do trabalho significa aceitar uma posição subalterna no cenário global.

Para o professor, apenas a reindustrialização, aliada ao desenvolvimento de serviços tecnológicos avançados, pode gerar mobilidade social em larga escala. Ele alerta que sociedades sem perspectivas de ascensão econômica tendem a aprofundar tensões sociais e discursos de ódio.

Por isso, Jabbour defende que a luta pela reindustrialização é também uma causa social e política, pois cria bases materiais para reduzir desigualdades e fortalecer a coesão nacional.