Geral

China passa a permitir entrada sem visto para britânicos e canadenses

Medida amplia para 79 o número de países com acesso facilitado ao território chinês, buscando impulsionar turismo e negócios.

16/02/2026
China passa a permitir entrada sem visto para britânicos e canadenses
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Cidadãos do Reino Unido e do Canadá poderão entrar na China sem visto a partir desta terça-feira, 17. Com a nova medida, sobe para 79 o total de países contemplados com acesso facilitado, em uma estratégia do governo chinês para fomentar o turismo e os negócios internacionais.

A decisão foi anunciada após as visitas recentes dos primeiros-ministros britânico, Keir Starmer, e canadense, Mark Carney, a Pequim. O objetivo é fortalecer os laços diplomáticos e econômicos, que vinham sofrendo desgaste nos últimos anos.

O programa de isenção de visto da China foi ampliado nos últimos dois anos e permite estadias de até 30 dias para turismo, negócios, intercâmbio ou visitas a familiares e amigos.

Além dos britânicos e canadenses, a maioria dos cidadãos europeus, bem como de países selecionados da América Latina, Sudeste Asiático e Oriente Médio, já conta com a isenção para entrar na China.

Para cidadãos de outros países, como Estados Unidos e Indonésia, é possível ingressar sem visto por até 10 dias, desde que estejam em trânsito e apresentem passagem para um destino diferente do país de origem.

Executivos e turistas aprovaram a mudança, destacando a simplificação dos trâmites, antes considerados burocráticos. Para a maioria das nações, a isenção de visto está prevista para expirar no fim deste ano, mas o governo chinês já prorrogou o benefício em situações anteriores.

Fonte: Associated Press